CAPELA

Capela
SAGRADO CORAÇÃO
DE JESUS

“O coração da cidade no Coração de Jesus!”

Paróquia Sagrada Família – Diocese de São José dos Campos

A Capela Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada em 20 de outubro de 1935. Com a conclusão das obras de restauro estrutural da Capela, em dezembro de 2021, este templo será novamente reaberto para as Celebrações Litúrgicas e a conservação da santíssima Eucaristia., em agosto de 2022. A Paróquia Sagrada Família – Diocese de São José dos Campos, em parceria e cooperação com a AFAC – Organização Social de Cultura, entidade gestora do Parque Vicentina Aranha, reabrirão a Capela Sagrado Coração de Jesus em favor da Causa do Venerável Padre Rodolfo Komorek.

História

A Capela Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada em 20 de outubro de 1935. Construída com donativos do Conde de Lara, cafeicultor, empresário do ramo imobiliário e grande acionista, que financiava projetos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, além de apoiar outras instituições católicas, estabelecimentos de saúde e atividades artísticas da cidade de São Paulo; a Capela, possui poucas intervenções dede a sua inauguração.

A Capela, em estilo eclético, com vitrais policrômicos, implantada no centro de um jardim em estilo barroco, faz parte antigo Sanatório Vicentina Aranha, que foi inaugurado em 27 de abril de 1924, sendo o primeiro da fase sanatorial a ser construído em São José dos Campos. O projeto inicial do complexo é do arquiteto Ramos de Azevedo e as obras foram executadas pelo engenheiro Augusto de Toledo.

Em 1980, por decisão da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o complexo passou a abrigar um hospital geriátrico, cujas atividades foram encerradas em 2003. A Congregação das Irmãs de São José de Chambéry administrou por décadas este complexo. Desde a sua inauguração, a cura pastoral da Capela fora confiada historicamente a sacerdotes religiosos e diocesanos, que assistiram aos fiéis que acorreram ao Vicentina Aranha em busca de tratamentos de saúde. 

A Capela Sagrado Coração de Jesus está dentro do território pastoral da Paróquia Sagrada Família, confiada aos Salesianos de Dom Bosco. A Capela, embora seja um Bem Cultural do Município, historicamente, é um edifício sagrado destinado ao culto divino, ao qual os fiéis têm o direito de acesso para exercerem, sobretudo publicamente, o culto divino. 

CRÔNICA

  • 1924INAUGURAÇÃO DO SANATÓRIO VICENTINA ARANHA

  • 1925INTERNAÇÃO DE MADRE TERESA DE JESUS EUCARÍSTICO, PMMI

  • 1929TRATAMENTO DE ANTONINHO DA ROCHA MARMO, LEIGO

  • 1935INAUGURAÇÃO DA CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

  • 1938INAUGURAÇÃO DA GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

  • 1942PROFISSÃO RELIGIOSA PERPÉTUA DA MADRE PAULA DE SÃO JOSÉ

  • 1949SANTA MORTE DO PADRE RODOLFO KOMOREK, SDB

  • 1955INTERNAÇÃO DE DOM GABRIEL PAULINO BUENO COUTO, OC

  • 2001TOMBAMENTO DO COMPLEXO VICENTINA ARANHA

  • 2021RESTAURO DA CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

DEVOÇÃO

1 – Sagrado Coração de Jesus

2 – Nossa Senhora do Carmo

3 – São José, Esposo de Maria

4 – Nossa Senhora Aparecida

5 – Menino Jesus de Praga

Visita Virtual

Previous slide
Next slide