Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2022

05 janeiro 2022

(ANS – Roma) – Há grande expectativa no mundo salesiano acerca dos DEFS 2022 ou seja, dos «Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2022». A pouco mais de uma semana do importante encontro (13-16 de janeiro de 2022) que reunirá, presencial e digitalmente, milhares de membros dos Grupos da grande árvore plantada por Dom Bosco a partir da espiritualidade de São Francisco de Sales, o Secretariado da Família Salesiana (FS) divulgou o detalhado programa de compromissos: uma programação repleta de eventos, oportunidades de reflexão e aprofundamentos, momentos de comunhão, partilha e espiritualidade.

Seguindo o mesmo esquema do ano passado, que se revelou muito eficaz, os DEFS 2022 preveem um duplo nível de participação, com a transmissão ao vivo, nos quatro dias, das 13 às 15h (UTC+1), da programação “mundial”, e a realização de atividades complementares em âmbito regional, organizadas em tempos e modalidades diferentes pelas respectivas equipes.

Os eventos mundiais serão transmitidos ao vivo pela ANS na página Facebook e em seu canal no YouTube, em cinco idiomas (italiano, espanhol, francês, inglês, português).

Na quinta-feira, 13, ocorrerá a sessão de abertura, com a apresentação dos Dias pelo P. Joan Lluís Playá, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado da FS, a solene conclusão do ano dedicado ao P. Paulo Álbera, II Sucessor de Dom Bosco, e a apresentação da Estreia pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime;

Na sexta-feira, 14, o auge das atividades será alcançado com a Mesa-Redonda sobre a espiritualidade de São Francisco de Sales, que contará com a participação de diversos especialistas: três salesianos (P. Michele Molinar, P. Eunan McDonnell e P. Giuseppe Roggia); uma jornalista de nome, Vania de Luca; e a Ir. Maria Grazia Franceschini, da Ordem da Visitação de Santa Maria, ordem fundada por São Francisco de Sales. Eles discutirão temas como: espiritualidade salesiana, afinidade espiritual entre São Francisco de Sales e Dom Bosco, a “graça da unidade” no êxtase da vida e da ação, a vida religiosa segundo o santo bispo e a atualidade da sua espiritualidade para os leigos hoje, como caminho de santidade acessível a todos. A programação do dia será encerrada com a apresentação do P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral para as Causas dos Santos da FS, sobre a santidade salesiana.

No sábado, 15, serão transmitidas e comentadas as partilhas dos trabalhos em grupo realizados nos dois primeiros dias em âmbito regional, e serão apresentadas duas experiências significativas de espiritualidade salesiana em ação: uma jovem e outra leiga. Para os participantes presenciais de Valdocco, sábado também será o dia da inauguração da Mostra pelos 400 Anos de Morte de São Francisco de Sales, no ‘Museu Casa Dom Bosco’, de Turim-Valdocco.

Por fim, no domingo, 16, destacam-se: a Concelebração Eucarística na Basílica de Maria Auxiliadora de Turim, presidida pelo Reitor-Mor; e o Encerramento dos DEFS 2022.

Os DEFS – que neste ano são coordenados pelo P. Alejandro Guevara, Assistente Espiritual Mundial da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) – celebrarão em 2022 sua 40ª edição: eles são “uma iniciativa maravilhosa começada durante a Reitoria do P. Egídio Viganó”, comentou o P. Playá.Para participar das atividades on-line dos DEFS2022 em âmbito regional é necessário preencher o formulário, acessível, até o dia 9 de janeiro próximo, aqui: https://forms.office.com/r/pzPCcAvMqS