GRUTA

Gruta
NOSSA SENHORA DE LOURDES

“Eu sou a Imaculada Conceição!”

Paróquia Sagrada Família – Diocese de São José dos Campos

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no interior do Parque Vicentina Aranha, inaugurada em 1938, teve as obras de manutenção de sua estrutura e restauro das imagens sacras, concluídas em 11 de fevereiro de 2022. O espaço foi construído em alusão às aparições da Virgem Maria à menina Bernadette Soubirous, em 1858, na gruta de Massabielle, situada na cidade francesa de Lourdes. No mesmo ano, uma comissão de inquérito canônico verificou a autenticidade e a natureza dos eventos realizados no local. A Gruta do Parque foi restaurada como parte das ações conjuntas, entre a AFAC – Organização Social de Cultura, que administra o Parque Vicentina Aranha, e a Paróquia Sagrada Família – Diocese de São José dos Campos, em favor da Causa do Venerável Padre Rodolfo Komorek

Mensagem

Durante a terceira aparição, em 18 de fevereiro de 1858, a Virgem Maria falou pela primeira vez: “o que eu tenho a dizer para você não precisa ser escrito”. Isso significa que Maria queria se comunicar com Bernadette de um jeito amoroso. Desde o início, Bernadette foi convidada a abrir as profundezas de seu coração para esta mensagem de Amor.

Bernadette ficou impressionada com a segunda declaração da Virgem Maria: “Você seria tão gentil a tal forma de vir aqui por quinze dias?”. É a primeira vez que Bernadette é abordada de forma formal. Ela sentiu que era respeitada e amada, como uma pessoa em seu próprio direito. Todos nós somos dignos de respeito aos olhos de Deus, porque Ele ama cada um de nós.

A terceira declaração da Virgem foi: “Eu não prometo fazer você feliz neste mundo, mas no outro”.  Quando Jesus, no Evangelho, nos convida a descobrir o Reino dos Céus, Ele nos convida a descobrir o “outro mundo” dentro do nosso mundo como ele é. Onde quer que haja amor, Deus está presente.

APARIÇÕES

  • Quinta-feira, 11 de fevereiro de 1858A primeira aparição

    Acompanhada de sua irmã e de uma amiga, Bernadette foi até Massabielle às margens do rio para coletar alguns materiais. Removendo seus sapatos para atravessar o rio, ela ouviu um barulho como uma rajada de vento. “Eu vi uma senhora vestida de branco, ela usava um vestido branco, e véus igualmente brancos, um cinto azul e uma rosa amarela em cada pé.” Bernadette fez o Sinal da Cruz e rezou o Rosário com a senhora. Quando a oração terminou, a Senhora desapareceu de repente.

  • Domingo, 14 de fevereiro de 1858A água benta

    Bernadette sentiu uma força interior atraindo-a para a Gruta, apesar do fato de que ela foi proibida de ir até lá por seus pais. Por sua insistência, sua mãe permitiu que ela fosse até o local, mas ela só viu a senhora após a primeira dezena do Rosário. Ela fez volver água benta para Bernadette. A senhora sorriu e inclinou a cabeça. Quando o Rosário acabou, ela desapareceu.

  • Quinta-feira, 18 de fevereiro de 1858A Senhora fala

    Pela primeira vez, a Senhora falou. Bernadette estendeu uma caneta e papel pedindo-lhe para escrever seu nome. Ela respondeu: "Ela respondeu: "Não é necessário" e ela acrescentou: "Eu não prometo fazer você feliz neste mundo, mas no outro. Você seria gentil o suficiente para vir aqui por uma quinzena?

  • Sexta-feira, 19 de fevereiro de 1858A primeira vela

    Bernadette foi para a Gruta com uma vela abençoada acesa. Esta é a origem de carregar velas e iluminá-las em frente à Gruta.

  • Sábado, 20 de fevereiro de 1858Em silêncio

    A Senhora ensinou-lhe uma oração pessoal. No final da aparição, Bernadette é tomada por uma grande tristeza.

  • Domingo, 21 de fevereiro de 1858“Aquero”

    A Senhora apareceu para Bernadette logo pela manhã. Cerca de cem pessoas estavam presentes. Depois, o Comissário de Polícia, Jacomet, a interrogou. Ele queria que Bernadette contasse o que viu. Bernadette só falou de "AQUÉRO" (“aquela coisa”, no dialeto local).

  • Terça-feira, 23 de fevereiro de 1858O segredo

    Bernadette, chegou à Gruta cercada por 150 pessoas. A aparição revela a ela um segredo “apenas para ela”.

  • Quarta-feira, 24 de fevereiro de 1858“Penitência!”

    A mensagem da Senhora: "Penitência! Penitência! Penitência! Reze a Deus pelos pecadores. Beije o chão como um ato de penitência pelos pecadores!”

  • Quinta-feira, 25 de fevereiro de 1858A primavera

    300 pessoas estavam presentes. Bernadette se relaciona; “Ela me disse para ir beber da fonte (...). Eu só encontrei um pouco de água lamacenta. Na quarta tentativa eu fui capaz de beber. Ela também me fez comer as ervas amargas que foram encontradas perto (...).”

  • Sábado, 27 de fevereiro de 1858O silêncio

    800 pessoas estavam presentes. Durante a aparição, a senhora ficou em silêncio. Bernadette bebeu a água da nascente e realizou seus atos habituais de penitência.

  • Domingo, 28 de fevereiro de 1858O êxtase

    Mais de 1.000 pessoas estavam presentes na aparição. Bernadette orou, beijou o chão e se moveu de joelhos como sinal de penitência. Ela foi então levada para a casa do juiz Ribes, que ameaçou colocá-la na prisão.

  • Segunda-feira, 1 de março de 1858O primeiro milagre

    Mais de 1.500 pessoas se reuniram e entre elas, pela primeira vez, um padre. Durante a noite, Catherine Latapie, uma mulher de Loubajac, a 7 km de distância, foi para a Gruta; ela mergulhou seu braço deslocado na água da nascente: seu braço e sua mão recuperaram seus movimentos.

  • Terça-feira, 2 de março de 1858A mensagem aos sacerdotes

    A multidão se torna cada vez maior. A senhora lhe perguntou: “Vá e diga aos padres que as pessoas devem vir aqui em procissão e construir uma capela neste lugar”. Bernadette falou sobre isso ao Padre Peyramale, o Pároco de Lourdes. Ele só lhe perguntou uma coisa: o nome da Senhora.

  • Quarta-feira, 3 de março de 1858O sorriso

    A partir das 7 horas da manhã, na presença de 3.000 pessoas, Bernadette chegou à Gruta, mas a aparição não apareceu! Depois da escola, ela ouviu o convite interno da Senhora. Ela foi à Gruta e pediu-lhe novamente o nome dela. A resposta foi um sorriso. O pároco disse-lhe novamente: “Se a Senhora realmente deseja que uma capela seja construída, então ela deve nos dizer seu nome (...)”.

  • Quinta-feira, 4 de março de 1858O dia em que todos esperavam!

    A multidão cada vez maior (cerca de 8.000 pessoas) esperava por um milagre no final da quinzena. A aparição foi em silêncio. Padre Peyramale manteve sua posição. Durante vinte dias Bernadette não foi à Gruta, ela não sentiu mais o convite.

  • Quinta-feira, 25 de março de 1858O nome

    A senhora finalmente revelou seu nome, mas o arbusto de rosas selvagens, no qual ela estava durante as Aparições, não floresceu. Bernadette disse “Ela estendeu os braços em direção ao chão, depois juntou-se a eles como se estivesse em oração e disse que a era a “Imaculada Conceição”. Bernadette partiu e, correndo todo o caminho, repetiu continuamente as palavras que ela não entendia. Estas palavras incomodaram o bravo Pároco. Bernadette ignorava o fato de que essa expressão teológica foi atribuída à Virgem Santíssima. Quatro anos antes, em 1854, o Papa Pio IX declarou esta verdade da Fé Católica.

  • Quarta-feira, 7 de abril de 1858O milagre da vela

    Durante esta aparição, Bernadette teve que manter sua vela acesa. A chama tocou sua mão sem queimá-la. Um médico, Dr. Douzous, testemunhou imediatamente este fato.

  • Sexta-feira, 16 de julho de 1858A última aparição

    Bernadette recebeu o chamado misteriosa para a Gruta, mas seu caminho foi bloqueado e fechado por uma barreira. Ela chegou, assim, em frente à Gruta para o outro lado do rio. “Senti que estava na frente da Gruta, na mesma distância de antes, vi apenas a Virgem Santíssima, e ela estava mais bonita do que nunca!”.

DEVOTOS

Horário de funcionamento:

diariamente – 6h às 21h

Acesso presencial.


Oração do Santo Terço:

com os devotos

aos sábados às 10h.

Visita Virtual